Vila de Laurosa

 

Vila de Lourosa




 

        Os estudos arqueológicos efectuados em Lourosa, no local onde hoje se situa a igreja terá sido local de culto do período romano, nomeadamente um templo dedicado a Júpiter, de acordo com uma ara votiva encontrada, cujas pedras e colunas terão sido em parte aproveitadas para a construção desta igreja. Provavelmente terá sido povoada desde tempos remotos, do início da Idade do Ferro.

 A opinião dos arqueólogos quanto aos povoados existentes da Alta Idade Média, seriam quase todos fortificados ou sítios monumentalizados.

Não existe uma cartografia medieval que apresente com pormenor as povoações do concelho de Oliveira do Hospital.




    A etimologia Lourosa pode ter a explicação do seu nome de outrora, "Laurosa", deriva do termo latino românico "laurus" e, cujo significado, é precisamente louro; loureiro. Sem que possa provar, possivelmente, o nome é um topónimo do local ser uma zona de abundância de loureiros. "laurus",  Laurosa e  actualmente Lourosa, que se  situa na antiga região/provincia, antes denominada por Beyra, a sul do rio Douro,a norte da Cordilheira Ibérica, actual regiao   designada Beira interior, pertencente ao concelho de Oliveira de Hospital.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Expressões beirãs

Comunidade Moçárabes de Coimbra

Récitas Populares